quinta-feira, 10 de maio de 2012

O QUE É CAVING

O QUE É CAVING ? 



É a ciência e aventura na exploração de cavernas.
Uma mistura de esporte de ação com ciência. Isto é o Caving, atividade de exploração de caverna que envolve o estudo de cavidades naturais (cavernas, grutas, abismo) e as técnicas usadas para tanto (mergulho, rapel, canyoning).

O Caving é uma variante da Espeleologia. Enquanto este último é primeiro é mais voltado para a área científica, em que inúmeros profissionais (biólogos, geólogos, engenheiros, químicos etc) desenvolvem pesquisas e aprofundam seus estudos, o Caving é mais direcionado para a área técnico-esportiva, buscando prospecção e exploração de cavernas através de documentação, fotografia, logística e, é claro, esportes de aventura.



O Brasil possui um excelente campo para a Espeleologia: são mais de 3.000 cavernas cadastradas. Pode parecer muito, mas esse número representa pouco mais de 5% de todas as cavernas brasileiras (95% ainda espera ser descoberta e documentada).

Ao mesmo tempo em que são fascinantes e despertam o espírito de aventura em muitos praticantes, as cavernas são ambientes muito perigosos. Corredores estreitos, pedras soltas e solo úmido são o cenário propício para acidentes. Por isso é importantíssimo só se aventurar em uma caverna com a companhia de um guia experiente e com equipamentos de segurança e de iluminação adequados. Outra boa dica para quem quer começar na atividade é procurar um grupo de espeleologia (espeleo-grupo), que existem espalhados pelo país inteiro.





 De qualquer forma, quem quiser explorar cavernas deve estar dispostos a transpor difíceis obstáculos no escuro, realizar subidas e descidas através de cordas, atravessar pequenos (ou grandes) lagos, e se encontrar com o desconhecido – nunca se sabe exatamente o que aguarda no interior de uma caverna. Mas o ponto principal é ter consciência ecológica e querer conhecer mais sobre a formação e o desenvolvimento das cavernas, assim como sua delicada e exuberante fauna e flora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário