terça-feira, 4 de junho de 2013

TORNADOS & TUFÕES COMO SE FORMAM ONDE OCORREM E SUA FORÇA DEVASTADORA

Tornados

Os meses com maior número de tornados em geral são abril, maio e junho, mas os tornados podem ocorrer durante qualquer mês do ano. A temporada de tornado variam em diferentes partes dos Estados Unidos. No Sudeste, a época de pico de tornados é de fevereiro a abril. Nas planícies do norte, os tornados são mais propensos a se desenvolver a partir de maio, junho e agosto. Os tornados se formam com maior frequência na região central dos Estados Unidos. Essa região é o ponto de encontro do ar quente, proveniente do Golfo do México, com o ar gelado que vem da região polar. Os tornados são os fenômenos mais severos da natureza. Os ventos podem atingir uma velocidade de 400Km/h a 500 km/h. Geralmente a temporada de tornados tem início na primavera no hemisfério norte onde a quantidade de radiação solar é maior, consequentemente, o fluxo de calor do Golfo do México torna-se mais frequente.
                  Formação de um Tornado
Formação de um Tornado

Tornados mataram mais pessoas este ano, desde 1953. Algumas perguntas são inevitáveis, como por exemplo: as temperaturas globais mais elevadas podem estar contribuindo para essas ocorrências ? A resposta é: não há uma correlação estatística entre o número de tornados e aumento das temperaturas. Tornados fazem parte de uma severa tempestade convectiva, e estas tempestades ocorrem por toda a Terra, os tornados não estão limitados a qualquer localização geográfica específica. Na verdade, os tornados foram documentados em todos os estados dos Estados Unidos, e em todos os continentes, com exceção da Antártica (mesmo lá, a ocorrência tornado não é impossível). Na verdade, sempre que as condições atmosféricas são exatamente propicias, a ocorrência de uma tempestade é possível. No entanto, algumas partes do mundo, são muito mais propensos a tornado que outras. Globalmente, as latitudes médias entre 30 ° e 50 ° norte ou sul, proporcionam o ambiente mais favorável para tornadogenesis. Esta é a região em que o frio do ar polar encontra contra ar quente subtropicais, muitas vezes gerando precipitação convectivas ao longo dos limites de colisão. Além disso, o ar nas latitudes médias, muitas vezes flui em diferentes velocidades e direções e em diferentes níveis da troposfera, facilitando o desenvolvimento de rotação dentro de uma célula de tempestade. Curiosamente, os locais que recebem os tornados mais frequentes são também consideradas as zonas agrícolas mais férteis do mundo.Simplesmente, como resultado do grande número de tempestades convectivas e do ambiente favorável, são aumentadas as probabilidades de que algumas destas tempestades produzirem tornados. Regiões do mundo com maior probabilidade de ocorrência de tornados.
mapa
Os Estados Unidos lideram a lista, com uma média de mais de mil tornados registrados a cada ano e em segundo lugar é o Canadá, com cerca de 100 por ano. Outros locais que passam por ocorrências de tornado frequentes incluem o norte da Europa, Ásia ocidental, Bangladesh, Japão, Austrália, Nova Zelândia, China, África do Sul e Argentina. Na verdade, o Reino Unido tem mais tornados, em relação à sua área de terra, do que qualquer outro país. Felizmente, a maioria dos tornados no Reino Unido são relativamente fracos.
Referência: http://www.ncdc.noaa.gov
 
Assista ao vídeo, eu recomendo: 

Click no link abaixo e assista.

--> http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CkbUb7yyh7c

Nenhum comentário:

Postar um comentário